Novo filme denuncia o sofrimento de animais em zoológicos
Um filme produzido pela ONG inglesa The Captive Animals’ Protection Society, que trabalha especificamente para liberar animais mantidos em cativeiro, mostra os problemas psicológicos e físicos desenvolvidos por animais em zoológicos. O filme, chamado No Place Like Home (tradução livre: Nada Como a Nossa Casa) foca em zoológicos britânicos, tidos como os ‘melhores’ do mundo, e assim prova que não existe zoológico bom. O filme também inclui cenas de aquários e parques de safari.
Narrado por Sally Banks, viúva do parlamentar Tony Banks, o filme mostra um gorila repetidamente regurgitando sua comida e a comendo. Mostra também vários casos de comportamentos estereotipados, falta de espaço e estímulo para os animais. Em muitos zoológicos, os animais ainda são usados como ‘performers’. Por exemplo, leões marinhos equilibrando bolas, elefantes e papagaios fazendo pequenos truques. Os zoológicos foram escolhidos aleatoriamente e alguns deles estão na lista dos ‘melhores’.
No Place Like Home compara imagens de animais em cativeiro com imagens de animais vivendo em seus habitats naturais. O filme aconselha que as pessoas tenham contato com a vida selvagem em sua própria área e que apoiem projetos de conservação e restauração de habitats naturais.